6 tipos de materiais de construção para casa

Construir uma moradia do zero pode gerar algumas dúvidas, especialmente no que diz respeito aos tipos de materiais de construção para uma casa. O lado bom de tudo isso é que existem inúmeros materiais no mercado, com preços altos ou baixos, dependendo da sua necessidade, que permitem inúmeras aplicações.

Abaixo, apresentamos uma série de materiais que podem ser usados na sua construção.

Madeira

Já falamos diversas vezes aqui sobre as vantagens de construir uma casa de madeira, que é um dos famosos materiais de construção de moradias. Além de ser um excelente isolante térmico, a madeira se destaca por sua durabilidade e por exigir menos manutenção. Na hora da construção, pela característica do seu material, a madeira exige uma quantidade menor de operários a trabalhar nas obras.

Betão

Graças à sua composição que mistura cimento, areia e água limpa, o betão destaca-se por sua resistência, consequentemente exige menos manutenção. No geral, as casas em betão possuem uma excelente relação qualidade-preço.

Com a tendência decorativa de valorização do acabamento industrial, é possível deixar as paredes “cruas” ou então adicionar pigmentos para chegar a outras possibilidades de coloração.

Contentor

Na moda em vários países europeus, a casa contentor é uma opção económica e sustentável. Estima-se que para converter um contentor numa casa se leva de duas a três semanas, considerado um tempo pequeno perto do tempo que outros materiais exigem. Ainda é possível adaptar contentores a cada gosto.

Aço

As vigas de aço ganharam relevância nos últimos anos., trazendo linhas marcantes à construção, uma vez que ficam à mostra. Para este efeito, é necessário fazer um tratamento anticorrosivo e, se for o caso, uma segunda pintura de acordo com a cor que o proprietário escolher.

Também há possibilidade do uso do aço galvanizado em partes estruturais de uma casa, como paredes e coberturas. Embora seja uma opção resistente e económica, vale lembrar que o aço pode precisar ser combinado a outro material para melhorar o isolamento climático.

Tijolo

Talvez o material de construção para casa mais comum no mercado, o tijolo é um material funcional e confiável. Feito de argila, concreto ou cimento, há diferentes opção de tijolo no mercado, portanto deve buscar qual o melhor tipo de tijolo para a sua construção. Apesar de haver diferentes tipos, o tijolo possui uma grande vantagem em comum: a capacidade de absorver o calor e a humidade.

Pedra

Usada em paredes interiores ou exteriores, há uma infinidade de aplicações para as pedras. Separar ambientes ou revestir a lareira, cozinha e banheiro são apenas alguma delas. O material também tem a vantagem de ser um inversor térmico, pois no verão mantém a casa fresca, já no inverno deixa o ambiente quentinho.

Este material necessita de pouca manutenção, também não precisa de revestimento ou pintura. A única desvantagem é que o processo de construção é lento, pois exige tempo e dedicação.

Está interessado/a em comprar uma casa nova? Confira nossa carteira de imóveis à venda.

Deja una respuesta